quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Inteligência Financeira

Inteligência Financeira podemos dizer que é a habilidade de converter dinheiro ou trabalho em ativos que provê o fluxo de dinheiro.
Mas me digam: Quem é o mais esperto? Você ou seu dinheiro?
Passar a vida trabalhando pesado para ganhar o dinheiro que vai embora mais rápido do que entra não é sinal de inteligência. É necessário rever os padrões de fluxo de caixa de uma pessoa pobre, de classe média e de uma pessoa rica e ver que uma pessoa rica concentra seus esforços em adquirir ativos, não em trabalhar mais.
Devido à falta de inteligência financeira, muitas pessoas instruídas colocam-se em posições de elevado risco financeiro. É como se fosse uma “linha vermelha financeira”, isto é, quando a renda e as despesas são quase as mesmas todos os meses. Essas são as pessoas que se apegam desesperadamente à idéia de um trabalho seguro, que são incapazes de mudar quando a economia muda e muitas vezes acabam com a saúde devido ao stress e às preocupações. E muitas vezes são essas mesmas pessoas que dizem que “Negócios e investimentos são arriscados”.
Negócios e investimentos não são arriscados, mas ser pouco instruído, sim. Da mesma forma, ser mal informado é arriscado e acreditar num “trabalho seguro” é o maior risco que se pode assumir. Comprar ativo não é arriscado, mas comprar passivos que disseram que eram ativos, sim. Cuidar de seu próprio negócio não é arriscado, mas cuidar dos negócios dos outros e pagar a eles em primeiro lugar, sim.
Dessa forma, é necessário saber a diferença entre risco e arriscado, e ter inteligência financeira para saber se está fazendo o negócio certo ou errado...

Fonte: livro Independência Financeira de Robert T.Kiyosaki
Postado por: Luandrew Gomes Moura.

Nenhum comentário: