sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Está na hora de cuidar do seu negócio

Você tem trabalhado muito, empenhando-se para tornar outras pessoas mais ricas? Muito cedo, a maioria das pessoas é programada para cuidar dos negócios dos outros e para enriquecer terceiros. Tudo começa de maneira bastante inocente, com palavras de conselho como:
1. "Vá a escola e tire boas notas para que você possa encontrar um emprego seguro, com um bom salário e excelentes benefícios."
2. "Trabalhe bastante para você poder comprar a casa dos seus sonhos. Afinal, sua casa é um bem e é seu investimento mais importante."
3. "Ter uma ipoteca grande é bom, porque o governo dá incentivos na forma de dedução no pagamento de juros."
4. "Compre agora e pague depois", ou, "Parcelas mensais facilitadas", ou "Entre e poupe".

Aqueles que seguem esses conselhos cegamente muitas vezes tornam-se:
1. Empregados, que enriquecem seus patrões e donos.
2. Devedores, que enriquecem os bancos e credores.
3. Contribuintes, que enriquecem o governo.
4. Consumidores, que enriquecem outras empresas.

Em vez de encontrar sua própria pista de alta velocidade financeira, ajudam todo mundo a encontrar o seu próprio caminho. Em vez de cuidar do próprio negócio, trabalham a vida toda tomando conta dos negócios dos outros.
Para você chegar aonde quer, você precisa saber onde está. Essa é a primeira etapa para assumir o controle de sua vida e passar mais tempo cuidando de seus próprios negócios.
Estabeleça uma meta financeira a longo prazo, determinando por exemplo, onde você quer estar dentro de cinco anos, e uma meta menor, a curto prazo, determinando onde você quer estar em doze meses. ( A meta financeira menor é o primeiro passo do caminho da sua meta de 5 anos.) Estabeleça metas que sejam realistas e passíveis de serem atingidas.
Agora que você já sabe onde está em termos econômicos e estabeleceu suas metas, você precisa assumir o controle de seu fluxo de caixa para que possa alcançar seus objetivos.

Fonte: livro Independência Financeira de Robert T.Kiyosaki
Postado por: Luandrew Gomes Moura.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre somos incentivados a trabalhar em uma empresa grande de terceiros,mas que tal seguirmos nosso próprio caminho e termos nossa empresa? Isso pode acontecer se realmente termos objetivos e muita vontade para seguir em frente já que vivemos em uma sociedade que está acostumada a formar empregados e não futuros chefes

Anônimo disse...

É ótimo cuidarmos do nosso próprio negócio,mas, pra quem tá começando é bom trabalhar com pessoas mais experientes pra pegar experiência.
Ao passar por toda essa fase de conhecimento, aí sim, podemos até ter mais chances de que o nosso negócio tenha sucesso,pois, já sabemos qual a realidade dentro das organizações com as experiências adquiridas.