quarta-feira, 29 de outubro de 2008

UM NEGÓCIO DAS ARÁBIAS


Quer montar o seu próprio negócio mas tem medo de arriscar? Que tal se inspirar em um modelo que deu certo? Comida árabe é a pedida, e já que a alimentação é muito importante, abrir um negócio envolvendo comida é algo que se for bem administrado e com muita criatividade pode dá certo, até porque ninguém fica sem comer. Conheça um pouco sobre a vida de alguém que arrancou a oportunidade com unhas e dentes.

"O exemplo de sucesso é Alberto Saraiva. Em palestra durante o Fórum Exame PME, na última segunda-feira (16), o empreendedor português que transformou uma padaria na maior rede de fast food de comida árabe do mundo, o Habib's, revelou que a maior filosofia da empresa é "ter qualidade a preços muito, muito baixos". Saraiva foi um garoto humilde que enfrentou muitos obstáculos com muita coragem e determinação. Quando jovem, sofreu com a morte violenta e precoce de seu pai, o que lhe fez ter muita garra para “vencer na vida”. Ele cursava o primeiro ano de Medicina, curso que abandonou para se dedicar ao negócio da família – uma padaria - quando seu pai foi morto em um assalto. Inexperiente, passou por muitas dificuldades gerindo a padaria e percebeu que era preciso conhecer o trabalho realizado na empresa para não depender de seus funcionários. Conhecendo bem as atividades da empresa, pôde selecionar melhor seus colaboradores. Dessa experiência o autor tirou muitas lições e orienta: “aprenda a fazer aquilo que se administra, aprenda tudo sobre seu produto; receitas, processos, emprego da mão-de-obra, uso dos equipamentos. Quanto mais conhecê-lo, melhor. Não dependa de outras pessoas para que seu negócio floresça e se consolide” . A padaria prosperou e, em 1976, quando ele cursava o terceiro ano da faculdade, obteve seu primeiro lucro comercial com a venda da padaria, o qual investiu em uma lanchonete. Essa foi a sua primeira negociação de muitas que ainda viriam. Administrando a lanchonete, constatou que o respeito e a atenção pelas pessoas de idade foi uma das chaves do sucesso do seu negócio. Ao dar atenção a um simples senhor, conheceu um dos melhores cozinheiros árabes de São Paulo, que foi o responsável pelo conhecimento de comida árabe de que Alberto precisava para consolidar seu restaurante que recebeu o nome Habib’s – palavra árabe que significa amigo. Saraiva percebeu uma oportunidade observando o público de baixo poder aquisitivo e esse foi o seu diferencial. Sua trajetória para conquistar um espaço no mercado brasileiro, e agora também mundial, é tratada em seu livro Os Mandamentos da Lucratividade. "Eu adoro vender produtos que comecem com zero. Este é o grande desafio da pequena empresa no Brasil: de que forma eu vou oferecer o melhor pelo menor preço. Aqueles que cobram menos se destacam. E a grande lição que eu aprendi em 18 anos de empresa é socializar os preços", afirmou à Agência Sebrae de Notícias.Atualmente o Habib´s possui 250 restaurantes e 120 milhões de clientes. A empresa tem uma lucratividade média de 19,5% e inadimplência zero no pagamento de royalties e propaganda. Saraiva faz questão de afirmar que não toma empréstimos em bancos e o número de lojas cresce entre 25 e 30 novas unidades por ano. Segredo O segredo? Para baratear os custos, ele conta que verticalizou a empresa, criando uma companhia de publicidade, uma construtora, uma consultoria imobiliária, uma indústria de pães, outra de queijos, outra de sobremesas e uma empresa de call center. Saraiva já está expandindo os seus negócios com uma rede de fast food de comida italiana, onde um prato de nhoque custa R$ 3,90. Viu pessoal a trajetória dele é simplesmente inspiradora, principalmente, para as pessoas que pretendem abrir ou expandir seu negócio, por isso não desanime e começe a pensar em empreender."
Fonte: : Revista "Exame PME" - edição de Setembro-Outubro 2007
Postado por: Camila Costa de Vasconcelos

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é um exemplo de quem conseguiu vencer na vida com suas próprias forças. Ele mostrou como tem q ser um administrador: deve ter atitude e saber tomar decisão na hora certa e de acordo com a situação. O administrador deve conhecer um pouco de cada coisa e principalmente conhecer todos os processos que ocorrem sua empresa.
Muito show esse texto, pode servir de estímulo para muitos administradores, pelo menos pra mim!! heheehhe