quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Elas querem apagar os rastros

"Em tempos de sustentabilidade, conceber novas maneiras de cuidar do meio ambiente virou obsessão de praticamente todas as grandes companhias do mundo. O gigante Wal-Mart, por exemplo, quer cortar 30% da conta de energia elétrica de suas cerca de 2070 lojas nos EUA até 2010. Em todo o mundo, companhias como Apple e Sony começam a se esforçar para apagar os rastros de impacto ambiental do último elo de seu ciclo produtivo: o descarte dos produtos após o consumo. Nos últimos anos, muitas delas passaram a recolher os próprios equipamentos usados para depois reaproveitar a matéria-prima na linha de prodrução. A fabricante de celulares americana Motorola, por exemplo, que iniciou a coleta de celulares usados em 2004, recolhe por ano 2500 toneladas de equipamentos, o equivalente a cerca de 3,5% de suas vendas. O caso mais recente é o da HP, que em dezembro de 2007 habilitou um centro de serviço autorizado em Sorocaba, no interior de São Paulo, a receber baterias e impressoras descartadas pelos clientes. A meta é ter pelo menos 60 deles até o final de 2008.
Trata-se de uma mudança radical na maneira como as empresas têm de pensar seu negócio. Até agora, as companhias se limitavam a assegurar que seus produtos chegassem às prateleiras. O que o consumidor fazia com eles não lhes dizia respeito. Hoje, elas começam a trilhar o caminho inverso, o do consumidor de volta à empresa - um movimento conhecido como logística reversa.
Esse esforço foi iniciado por duas razões principais. A primeira é a crescente pressão de ONG's, que defendem a redução de produção de lixo do planeta, especialmente o gerado pelo consumo de equipamentos eletrônicos. E também porque os governos estão mais atentos à questão. Para colocar em marcha esse novo processo, porém, o ponto de partida é convencer os consumidores a devolver os aparelhos velhos em vez de jogá-los no lixo. Para estimular os consumidores a colaborar na reciclagem, lá fora as companhias como Apple e Sony oferecem descontos na compra de produtos novos a quem devolve um usado nas lojas.
"Colocamos os materiais de novo no mercado e evitamos que poluam o meio ambiente", afirma Luiz Coelato, gerente de meio ambiente da Motorola. Nos próximos anos, é quase certo que muitas outras empresas, dos mais diferentes setores, sigam a mesma trilha."
Fonte: Suzana Naiditch
Postado por NICOLE GIOIA PINHEIRO

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