
Apesar de todas as mudanças corporativas terem que fornecer bons resultados rapidamente, uma etapa que não pode jamais ser queimada é o conhecimento dos integrantes deste novo grupo. Não considero muito prudente que este gestor logo de início reúna o grupo e informe taxativamente coisas do tipo : daqui pra frente será assim, o perfil de profissional que gosto de trabalhar é assim ou assado, não vou tolerar isso ou aquilo, isso pode e aquilo não pode, etc.
Entendo que uma boa e informal conversa inicial é muito importante para promover uma aproximação entre líder e liderados, mas o verdadeiro conhecimento do grupo virá com o dia a dia. Com o passar do tempo é possível perceber quem é mais resistente às mudanças, quem comprou as novas idéias, quem ainda não sabe o que está ocorrendo, quem está na defensiva apenas esperando para ver o que vai acontecer e muito mais.
É relevante neste período identificar o perfil dos profissionais, entender como cada um comunica-se, como utilizam os recursos disponibilizados, quem está preso ao passado e quem já está com foco no presente e no futuro. É bom o líder observar quem tem iniciativa para procurá-lo para conversar e quem se esconde atrás dos problemas, do computador ou dos colegas de trabalho, esperando serem procurados ou até mesmo torcendo para não serem notados. É aconselhável também pesquisar a trajetória destas pessoas na empresa e no mercado, como por exemplo saber como chegaram ali, de onde vieram, quanto tempo, entre outros.
Para captar todas estas informações sobre a equipe, é preciso estar aberto para que as pessoas se aproximem, é preciso ter sensibilidade para saber até onde pode se envolver no operacional para não correr o risco de ficar sem tempo e visão do todo, fatores que são fundamentais para se obter este conhecimento tão rico e necessário. Quem assume o comando deve ter a habilidade de captar todo o cenário descrito anteriormente e simultaneamente conduzir a equipe rumo aos novos objetivos, fazendo os ajustes necessários, levando em conta o que é importante e prioritário. Pular a fase de conhecimento da equipe e querer de imediato gerar os resultados esperados pode causar o efeito contrário, ou seja, fazer com que o rendimento da equipe seja ainda pior que antes da mudança. Deixar as pessoas desconfiadas, assustadas, com medo e descrentes com certeza não levará a um final feliz. Acredito que os profissionais que por um motivo ou outro se deparam com desafios parecidos com os citados, ao trilharem por este caminho, conseguirão mais facilmente responder a questão : com quem poderei contar?
Fonte: http://www.umtoquedemotivacao.com/administracao/
Postado por: Camila Costa de Vasconcelos
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